VARJÃO DE MINAS REALIZA ENCONTRO PARA REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS DA AMAPAR

Ontem, 27 de junho de 2019, a SEMEC de Varjão de Minas (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), realizou o VII Encontro de Secretários Municipais de Educação da AMAPAR. O evento reuniu representes dos 18 municípios vinculados a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba, que durante toda a tarde articularam sobre o tema do encontro: O Currículo Referência de Minas Gerais – Base para a elaboração dos Planos Municipais de Ensino.
O encontro foi aberto com a composição da mesa de autoridades onde estiveram presentes o Prefeito Municipal de Varjão de Minas, Sr. Antônio Pedro Montezuma Neto, o Secretário Executivo da AMAPAR, Sr. Agno Rosa, a Secretária Municipal de Educação de Arapuá e idealizadora destes encontros, Sra. Silvia Souza do Socorro, o articulador do regime de colaboração pela UNDIME/MG, Sr. Edemar Amaral Cavalcante, a Psicóloga e Pedagoga, também idealizadora e parceira destes encontros, Sra. Janaína Elena Silva Andrade e a Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação de Varjão de Minas, Sra. Sandra Regina Lucas Oliveira.
Após a composição da mesa, e execução do Hino Nacional Brasileiro, os convidados assistiram a uma bela apresentação dos Alunos da Escola Estadual Luciano Borges de Queiroz que encantaram a todos. Em seguida, o Sr. Geenes Valentim falou sobre a cultura e passou algumas orientações referentes à captação de recursos em incentivo às práticas culturais.
As Professoras Isabel Maria e Raquel Lopes também realizaram uma belíssima apresentação sobre a Comunidade Quilombola da Corte. Relataram a belíssima história do Quilombo da Corte e todo o processo de certificação da Comunidade como Remanescente Quilombola. Momento este que emocionou a todos os presentes.
Em sequência , o Professor Edemar Cavalcante, Analista Educacional do Órgão Central da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Pedagogo pela Faculdade de Educação da UFMG e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação iniciou a palestra onde abordou mais profundamente o tema do encontro e seus desafios. “O Currículo Referência de Minas Gerais – Base para a elaboração dos Planos Municipais de Ensino.”
O VII Encontro Regional de Secretários Municipais de Educação da AMAPAR foi sem dúvidas um momento de aprendizado para todos os participantes. A Administração Municipal de Varjão de Minas se sente honrada em poder sediar esse momento tão importante para construção e desenvolvimento da educação da nossa região. Temos a certeza que todos os participantes saíram deste encontro conhecedores e, sobretudo, multiplicadores de tudo que foi transmitido pelos palestrantes que brilhantemente compartilharam seus conhecimentos.
Agradecemos a todos os municípios da AMAPAR e seus representantes que participaram deste encontro e permitiram que ele fosse um sucesso. Agradecemos também aos palestrantes e idealizadores destes encontros que nos permitem compartilhar dúvidas e saberes. Em especial, a Administração Municipal de Varjão de Minas agradece e parabeniza a toda a equipe da SEMEC pela dedicação e carinho na realização deste evento.