Varjão de Minas-MG contra a Febre Amarela

0

Momento Saúde – Febre Amarela

Você já deve ter ouvido falar do surto de febre amarela que tem assustado as pessoas nesses últimos dias.
Embora a situação seja preocupante o nosso município não se encontra em área de risco para a contaminação da febre amarela.

No ano passado foi realizada uma intensificação da vacina para o controle do surto da doença, ou seja, um monitoramento, onde se pôde constatar que a maioria da população estava imune ao vírus causador da febre amarela.
Mas a grande dúvida que tem surgido nesses últimos dias é: eu preciso tomar a vacina?
Isso depende. Para imunização é necessário tomar uma dose da vacina. Ou seja, se você já se vacinou, e isso vale para qualquer época da vida, não é necessário faze-lo novamente.

E se eu nunca tiver me vacinado? O que devo fazer?

O importante é procurar a unidade de saúde para que a imunização seja efetuada. Mas aí vai uma curiosidade! A vacina vem em frascos que permitem que 10 doses possam ser realizadas, ou seja, 10 pessoas podem ser vacinadas com um único frasco. No entanto, após aberta a vacina tem durabilidade de apenas 06 horas. Isso significa que se o frasco for aberto para realizar uma imunização e outras 09 pessoas não procurarem a unidade de saúde para realizar o mesmo procedimento essas 09 doses que sobraram serão descartadas.

Pensando nisso, as vacinas da febre amarela em nosso município serão aplicadas somente na segunda-feira das 09h30min ás 15h30m na Unidade de Saúde Mário Barbosa de Oliveira PSF 2. Lembrando que, no dia do trabalhador a vacina estará disponível de 14h00min ás 20h00min. Essa medida preventiva será realizada para evitar que falte a vacina em nosso município, tendo em vista que os estados vizinhos tem tido uma grande demanda e os laboratórios visam atender áreas de maior vulnerabilidade.

Assista ao vídeo do link abaixo para maiores esclarecimentos e caso ainda haja alguma dúvida, procure a sua unidade de saúde de referência que os profissionais terão o prazer em ajudar!

https://g1.globo.com/…/governo-de-minas-inclui-68-cidades-n…

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *