Governo Estadual continua desrespeitando a população varjonence

A Administração Municipal tem enfrentado fortes dificuldades para manter ativos os serviços ofertados para seus cidadãos e cumprir com as despesas de manutenção e folha de pagamento dos servidores públicos. Desde Janeiro de 2018, o Governo Estadual vem demonstrando imenso descaso para com os municípios mineiros. Os repasses responsáveis pelo custeio dos serviços municipais não tem chegado às prefeituras, deixando a situação financeira dos mesmos cada vez pior.

Diversos municípios mineiros estão enfrentando dificuldades financeiras e alguns já declaram estado de calamidade. A grave quebra do orçamento municipal decorrente da falta de repasse de verbas constitucionais do Governo de Minas Gerais. De acordo com a AMM (Associação Mineira dos Municípios), até o dia 31 de outubro de 2018, a dívida que o Governo do Estado possui com Varjão de Minas, já chega ao importe de R$2.720.466,69 (Dois milhões setecentos e vinte mil quatrocentos e sessenta e seis reais e sessenta e nove centavos).

Ontem, 06 de novembro de 2018, a diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM) se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Nelson Missias de Morais. O encontro aconteceu na sede do TJMG, em Belo Horizonte e tinha como objetivo, solicitar o auxílio do TJMG junto a causa dos municípios mineiros. O presidente do judiciário mineiro ouviu manifestações de vários prefeitos, todos lamentando a falta de recursos para cumprir obrigações básicas.

Veja o que Julvan Lacerda, prefeito de Moema, Presidente da AMM (Associação Mineira dos Municípios) e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) disse em entrevista ao portal AMM:

(Vídeo da AMM)

“Já pedimos socorro à Assembleia, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas, ao STF, à PGR. Fizemos diversas ações e estamos aqui hoje pedindo ao Judiciário para que ele nos ajude que esses confiscos não mais aconteçam e o que pode ser feito para que os municípios recebam os atrasados”, declarou o presidente da AMM, 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda.

A Administração Municipal de Varjão de Minas reafirma à população seu compromisso com o melhoraria da qualidade de vida dos munícipes varjonenses. A equipe tem se dedicado a fazer o possível para garantir os direitos dos nossos cidadãos. Lutamos para trazer, mais uma vez, o progresso para nosso município e temos fé que alcançaremos nossas metas.

Importante ressaltar a população que somente estamos conseguindo manter tudo em ordem graças a uma gestão eficiente, consciente e equilibrada. As maiores dívidas do município são provenientes de gestões passadas e mesmo assim o Prefeito e sua equipe, com uma atuação verdadeiramente administrativa, estão com Varjão de Minas nos trilhos pagando as dívidas correntes e as passadas que nos foram deixadas. Nosso compromisso com Varjão de Minas continua em primeiro lugar!

Fonte: Portal AMM (Associação Mineira dos Municípios)

Secretarias Municipais de Fazenda, Administração e Controle Interno.