Equipe de saúde destaca trabalho realizado em Saúde Mental no Município

Janeiro Branco é uma campanha dedicada a colocar os temas relacionados à Saúde Mental em máxima evidência no mundo. Busca, sobretudo, prevenir o adoecimento emocional da humanidade, através de ações que possuem como foco, a orientação e informação como forma de prevenção de doenças psíquicas e manutenção da saúde mental. A campanha aborda a importância do cuidado com a Saúde Mental para nosso bem-estar geral, enfocando o lema: Quem cuida da mente, cuida da vida! Reforça a importância do autoconhecimento, estimula as pessoas a pensarem no sentido e propósito de suas vidas e qualidade dos seus relacionamentos.

Diante da perspectiva de que a promoção da saúde é a melhor forma de se prevenir agravos e doenças, a Administração Municipal, através das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, desenvolvem grupos operativos e terapêuticos visando promover e melhorar a Saúde Emocional de todos os munícipes. Possuímos grupos voltados para a psicoeducação, criação, desenvolvimento e fortalecimento de vínculos, tratamento de psicopatologias e facilitação do convívio social. Além dos grupos, o atendimento em saúde mental da população varjonense é uma das prioridades da equipe de saúde. Para oferecer qualidade no atendimento aos munícipes, a equipe realiza semanalmente a Educação Permanente, onde todos discutem temas relevantes para a melhoria no atendimento do cidadão varjonense e na capacitação do profissional.
A dedicação da equipe à população varjonense e aos processos de saúde mental são tão relevantes, que no último dia 03 de Janeiro de 2019, a Administração 2017/2020 recebeu da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, um documento onde a mesma parabeniza a atual gestão pelos trabalhos desenvolvidos em saúde durante todo o ano 2018 e frisa o excelente trabalho da Psicóloga Mariana Borges, junto à equipe de saúde do município, no desenvolvimento da Campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a prevenção ao suicídio e adoecimento mental, tornando nossa equipe de saúde uma das referências em saúde mental da região.

Para fechar o mês de janeiro e a Campanha Janeiro Branco com chave de ouro, a Equipe realizou na manha de ontem, 31 de janeiro de 2018, a 2° Caminhada Janeiro Branco-Quem Cuida  da Mente Cuida da Vida. O evento contou com a participação da equipe de saúde junto a membros da comunidade varjonense. Durante o trajeto percorrido, os profissionais apontaram características de uma boa saúde mental e incentivaram os participantes a se esforçarem para ter cada vez mais qualidade de vida. O evento foi finalizado na Praça do Coreto, quando todos os presentes se reuniram para discutir a importância da saúde mental.

A administração Municipal se orgulha em poder contar com uma equipe tão dedicada. Equipe essa que não mede esforços e se empenha dia após dia para trazer sempre, uma maior qualidade de vida para nossa querida Varjão de Minas. Gratidão é o que sentimos todos os dias por saber que apesar das dificuldades financeiras, toda a equipe se mantém unida pelo bem do nosso amado município.

Todas as atividades realizadas pelos grupos citados, contam com participação de psicólogos e demais profissionais, altamente capacitados. As discussões dos mesmos são guardadas em sigilo, preservando a identidade e integridade dos participantes