Dívida Milionária do estado com Varjão de Minas-MG.

Diversos Municípios Mineiros estão enfrentando grandes problemas para manter ativos os serviços ofertados para seus cidadãos. O Governo Estadual não tem repassado os devidos valores para o custeio das demandas municipais e os municípios têm sofrido com esse descaso.

Segundo a AMM (Associação Mineira dos Municípios), a dívida do Estado com os 853 municípios mineiros já chega a R$ 6,8 bilhões. Dívida essa, que coloca em prejuízo as prefeituras de todo estado na manutenção dos serviços de transporte escolar, educação, saúde e Assistência Social.

Com Varjão de Minas-MG não é diferente. Até o dia 13 de junho de 2018, o governo estadual deixou de repassar R$ 1.388.067,23 (um milhão, trezentos e oitenta e oito mil, sessenta e sete reais e vinte e três centavos) para nosso município.

O atraso dos repasses do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) torna a situação mais crítica. Esses recursos são destinados ao custeio de demandas da Educação e principalmente para o pagamento das professoras e vêm sendo repassados cada vez menos desde o mês de janeiro. Neste mês, para agravar ainda mais a situação, os valores ainda não foram debitados para o município, o que pode impossibilitar a administração de honrar a pontualidade que vem tendo desde o inicio de sua gestão, no pagamento dos servidores públicos municipais.

Nosso maior desafio tem sido manter a qualidade dos serviços que ofertamos para a população e apesar das grandes dificuldades financeiras enfrentadas, a Administração Municipal não mede esforços pra proporcionar serviços de qualidade para seus munícipes.

Esses atrasos do governo demonstram a falta de compromisso e respeito não só com as prefeituras, mas sim com o cidadão que vive uma busca diária de melhores condições de vida, e infelizmente estão sendo privados desses direitos.

A administração Municipal reafirma junto à população seu compromisso com o melhoraria da qualidade de vida dos munícipes varjonenses e afirma estar empenhado para fazer o que for possível para alcançar essa meta.