Na Semana Passada comemorou-se no dia 18 de Maio o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para celebrar essa data tão importante a Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a equipe do CRAS Municipal realizou atividades de conscientização da população sobre o quanto é essencial refletir sobre o combate a esse tipo de violência na sociedade.

Desta forma, no dia 17 de maio de 2018, os profissionais ligados ao serviço de Assistência Social do nosso município realizaram uma ação que denominaram como Blitz de Conscientização, onde interceptaram os veículos que transitavam pela Avenida Jovino Mariano Gomes e falaram sobre o tema. Além disso, eles adesivaram os veículos, de acordo com a autorização dos motoristas, e distribuíram cartilhas informativas, além do convite para a palestra que aconteceria no dia seguinte.

No dia 18, foi realizada uma palestra que contou com a presença de autoridades municipais, membros da comunidade, alunos da Escola Estadual João Pereira Brandão, conselheiros tutelares e profissionais da assistência social, saúde e educação.

A palestra ministrada pelos Psicólogos Judiciais Gledson Lobato e Frank Watanabe foi de grande valia para todos ali presentes. Falaram dos prejuízos que o abuso pode trazer para criança e para o adolescente, explicaram aspectos importantes na proteção das vítimas e deram dicas valiosas para lidar com a suspeita de abuso. E caso ele o tenha ocorrido, como proceder. Através da palestra foi possível desmistificar algumas crenças relacionadas ao tema e dar ferramentas a platéia para: FAZER BONITO, PROTEGENDO NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.