Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje, 05 de junho de 2018, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.  Essa data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Durante muito tempo considerava-se que os recursos naturais eram inesgotáveis. Hoje sabemos que infelizmente não é assim. É necessário usarmos esses recursos com ponderação e sabedoria para garantir a existência dos mesmos para as próximas gerações.

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente se preocupa muito com a manutenção destes recursos e por esse motivo, mantém parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que oferece cursos voltados para a preservação do meio ambiente para os munícipes de Varjão de Minas, principalmente os residentes de áreas rurais.

Sabemos que a água é o bem mais precioso que a natureza nos dá e que a preservação da mesma é essencial para garantir a vida das próximas gerações. Por isso, o último curso ofertado foi o de recuperação de nascentes. A Engenheira Agrónoma e Ambiental, Graciele ministrou as práticas e processos para a recuperação, proteção e manutenção das nascentes do nosso município.

Em entrevista, um dos participantes, o Sr. Manoel Cláudio Dias, apontou a importância da conscientização de toda população em relação á manutenção das fontes de vida existentes no nosso município. Disse que não reside em área rural, mas considera de grande importância que todos se unam para que nosso meio ambiente seja protegido.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, os cursos continuarão a serem oferecidos periodicamente no município, mas é necessário que a população se engaje um pouco mais para que esses ensinamentos não fiquem apenas na teoria. Precisamos colocar em prática tudo aquilo que aprendemos e repassar o conhecimento para os demais cidadãos.

É desta maneira que buscamos contribuir para que nossa natureza esteja protegida. Estamos em constante busca orientação para nossos munícipes.

Cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós!